segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Reflexões sobre a atividade de apreciação na sala de aula - 23/09/10

Reproduzindo o texto que postei no forum do Curso da Osesp...
"Ai Jesus, tô me sentindo frustrada! Sabe disso?É tudo tãaaaao lindo, tãaaaaao profundo, tudo tãaaaao legal!Mas não consigo colocar em prática tudo isso da forma tãaaaao legal que me é apresentada. (Não sei se apresentada é a palavra certa!) Meus alunos da Prefeitura de SP, por exemplo. Sexta série C, trinta e cinco alunos. Fiz uma pesquisa de repertório musical com eles e pedi para que fizessem a mesma pesquisa com pessoas de diferentes idades. (3 me entregaram a pesquisa pessoal e nenhum me trouxe a outra pesquisa.) Uops! E agora?Vou me basear pelos que trouxeram, e assim foi. Justin Bieber. Restart. Funk. Exaltasamba.Minha intenção era traçar um panorama da MPB junto com eles, mostrando onde tudo começou trazendo músicas desde Chiquinha Gonzaga, Donga, Lamartine Babo, Noel Rosa, Luís Gonzaga, João Gilberto, Chico Buarque, os tropicalistas, Tim Maia e Jorge Ben Jor, Elis, toda a trupe do rock dos anos 80, o Sertanejo e o rap dos anos 90, Marisa Monte, Ana Carolina, até o que há de mais recente no rock, pob, mpb e sertanejo nacional.Quando propus a atividade fui vetada na hora! Nem em sonho, não iam escutar nada, nadinha que não fosse o que eles queriam. (Ameaçaram quebrar o rádio!). Como eu já estava de saco cheio mesmo, de perder meu fim de semana me virando em duzentos, pesquisando que nem uma doida (me achando uma incompetente), pra tentar criar qualquer coisa muuuuuuuuito legal que eles pudessem cogitar a idéia de fazer, fui bem delicadinha, próprio da minha personalidade: " - Como sou eu quem manda aqui e quem trás o radio sou eu, vocês escutam o que eu quiser, na hora que eu quiser. Mas como sou muuuuuito boazinha, vou propor um trato com vocês. 20 minutos pra cada um. Ok? Ok."E assim está sendo. Eles mudos, calados. A não ser na hora que pedem pra eu mudar de faixa o quanto antes. E aí? Aborto a missão? Alguma sugestão?Meu discurso sempre é: " - Não peço pra vocês gostarem da música, só acredito que vocês deveriam conhecê-la." Discurso em vão.Nem todas as salas são assim neeeeeeesse nível, mas estão perto disso.A coisa é que é muito fácil planejar uma aula para alunos interessados, que estão ali por que querem e por que gostam. Agora, veja bem, planejar uma aula, levando em consideração que eles não querem NADA (em letras garrafais mesmo), aí é difícil."

Um comentário:

  1. JU, o caminho é esse! O trabalho colaborativo se constrói com diálogo, mas leva tempo!!! É duro, mas tenho certeza que estás construindo algo muito significativo com teus alunos!
    Beijos!

    ResponderExcluir