segunda-feira, 27 de setembro de 2010

- Hummmm, aí é pedir demais né, prô?


Quarta-feira, 01 de Setembro de 2010

EMEF Olavo Fontoura. Substituição da aula de artes. Professores regentes no Playcenter.
6ªD. Que ninguém nos ouça mas eles ainda não descobriram que estão numa escola. E se descobriram não contaram pra ninguém.
Lembrei que no meu carro estava o envelope que recebi quando fui à preparação para o evento didádico.
Um monte de papelada. Fotos bonitas e um CD.
É isso.
Peguei o CD Player e fui com fé/coragem!
Não é fácil encontrar esta sala quieta, mas desenvolvi uma técnica boa que tem funcionado a algum tempo.
Não entro na sala de aula enquanto eles não estão sentados e em silêncio. No começo demoro bem uns vinte a vinte e cinto minutos pra conseguir entrar. Na terceira semana eles já aprenderam e sentam assim que me vêem no corredor! Milagre? Sei lá. Provavelmente.
Mostrei o folheto com a imagem da Sala São Paulo e perguntei o que eles achavam daquele lugar e se gostariam de visitá-lo. Respostas todas afirmativas.
Perguntei se eles sabiam o que era aquilo e pra que servia aquele espaço. Teatro – unânime.
Expliquei que era uma sala de concertos e toda a ladainha. Perguntei se mesmo sabendo a utilidade daquele prédio se ainda gostariam de conhecê-lo. Um sim em alto e bom som. Nossa! Me surpreendi.
Depois de explicar toda a estrutura da orquestra perguntei se gostariam de escutar um exemplo do tipo de música que se toca neste lugar. Todos concordaram.
A tomada da sala funcionou? Nãaaaaaaao!
O rádio estava com o volume muito baixo? Siiiiiiiiiiim!
Os outros três, olha só, TRÊS rádios da escola estavam funcionando? Nãaaaaaaao!
Mas eu não me dei por vencida. Levei todo mundo pra sala da Rádio da escola. 35 num cubículo.
Não me deram trabalho. Escutaram com atenção e ponderaram sobre as diferenças entre as áreas da música.
E não é que pediram pra ouvir mais.
Quem sabe eles não descobrem que estão na escola e a que ela se propõe.
- Hummmm, aí é pedir demais né, prô?

Um comentário: