sábado, 30 de outubro de 2010

Um olhar sobre as funções e significados das práticas musicais na escola. Texto publicado para o curso da Osesp.

Mas eu acho tão difícil isso! Função e significado.

Cada um dá uma função diferente para o que se aprende.
Pra cada um que aprende e pratica, aquilo que se pratica tem um significado diferente.
Muitos alunos, ao "praticar" música, não se envolvem, não se deixam apreciar seu momento de percepção. Por x, y, z motivos.
Por esse, não consigo criar uma atividade/jogo já pensando no que devem prestar mais atenção ou o que deveriam aprender.
Crio com o único intúito de que eles se percebam, como parte integrante daquele momento. Não só como observadores, gosto que eles se sintam produtores e argumentadores, principalmente. Gosto que, no final, meus alunos se questionem - e me questionem - sobre o por quê dessa atividade e que cada um chegue às suas próprias conclusões, inclusive eu.
Uma coisa só e assimilada quando faz sentido e meu maior foco é que, de
alguma maneira, a coisa faça sentido pra eles.
É difícil pra mim, então, achar que uma atividade não deu certo. Pode não ter dado certo para alguns, mas para aquele menininho ali, sentado no canto, encostadinho com a cabeça na parede, com os olhinhos pra cima, pensando e batendo a caneta na carteira, pra esse menininho aí pode ter dado certo e muito. Posso, com minha pequena atividade "sem sentido" tê-lo provocado, de alguma maneira e feito com que ele pense cada vez mais. Reflita sobre si mesmo e sobre as maneiras pela qual ele pode dizer o que sente e pensa.
Isso pra mim é a final de um campeonato. Não sei se vou sair campeã ou não, já que os resultados do meu trabalho podem aparecer bem depois, num momento que eu já vou ter esquecido desse meninho, e ele de mim. Mas, quem tem que ganhar não sou eu. Prefiro ficar com a medalha de prata e ele com a de ouro.

Juliana Idrani.

2 comentários:

  1. Ju, esse depoimento é uma aula! Uau!!! Lembro de ti dizendo "puxa, a atividade não deu certo"... E agora tanta transformação! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sou arte educador, trabalho com musicalização em uma escola em área de risco e tenho dificuldade em mostrar aos adolescentes oque você relata em seu depoimento, alguma dica, por favor?

    ResponderExcluir